SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7060 anos de política europeia alemã: Revisão e perspetivasImpactos ambientais do comércio entre o Brasil e a China: ótica do ciclo de vida do produto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

ALANDER, Minna. A Presidência alemã do Conselho em 2020 e o fim da era Merkel. Relações Internacionais [online]. 2021, n.70, pp.79-93.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2021.70a05.

Desde que o Tratado de Lisboa entrou em vigor, a Presidênciado Conselho da União Europeia tem sido fundamentalmente responsável pela coordenação e organização internas do trabalho diário do Conselho. Apenas em determinadas circunstâncias assume um papel de liderança que extravasa a gestão do dia a dia - como em 2020, quando a Alemanha assumiu a Presidência num momento de crise sem precedentes. A chanceler Angela Merkel demonstrou a sua capacidade de gestão de crises e aproveitou a oportunidade para deixar um legado na Europa com o plano de recuperação «NextGenerationEU». Porém, ainda não foram ditas as últimas palavras sobre Merkel enquanto líder europeia, uma vez que a popularidade do seu partido está a cair nas sondagens no período que antecede as eleições federais na Alemanha.

Palavras-chave : Conselho da UE; Presidência alemã de 2020; Angela Merkel; pandemia de covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )