Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
FERREIRA, Luís e PUTNIK, Goran D.. Tékhne [online]. 2008, n.9, pp.91-110. ISSN 1645-9911.
As actividades económicas na actualidade vêem-se obrigadas a adequar todo o seu modelo de negócio para a forma tecnológica emergente que a suporta: a Internet. No momento discute-se a aplicabilidade de modelos de negócio moldados e certificados pela experiência de anos, aos novos padrões de sustentabilidade tecnológica, naturalmente condicionados pela webização de tudo o que é manipulável, pela ubiquidade da informação e pela socialização de regras antes vistas como naturais às Tecnologias de Informação e Comunicação. Este trabalho propõe-se analisar um Modelo de Integração para as actividades de Turismo de índole global, facilitando a integração dinâmica e transparente entre todos os intervenientes neste ramo de negócio (clientes, agências, fornecedores, etc.), virtualmente (ou não) inter-relacionados com quaisquer outras actividades e contextos, quer de dados, quer de informação, quer de processos, geograficamente e globalmente distribuída. Pretende contribuir para o desenvolvimento da Open Tourism Initiative, uma iniciativa global como proposta tecnológica de integração de sistemas, suportada por um mecanismo de brokering entre os diferentes intervenientes, capaz de suportar a reconfiguração de serviços a prestar.
Palavras-chave : Meta-Informação; Integração de Sistemas; Modelos de Negócio; Turismo; Web Services; Interoperabilidade; Ontologias; WPS; Empresas Virtuais; Semiótica.