Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
DANIEL, Ana Cristina Marques. Caracterização do Sector Turístico em Portugal. Tékhne [online]. 2010, n.14, pp.255-276. ISSN 1645-9911.
Portugal centrou essencialmente a actividade turística num único produto desde a década de 60: o produto tradicional Sol e Mar, mais conhecido pelo turismo dos 3 S - Sun, Sea and Sand. A competitividade com outros países como a Espanha, a Turquia, a Grécia, a Tunísia, entre outros, que oferecem o mesmo tipo de produto, alertam-nos para a necessidade de diversificação da oferta. Para tal, tem-se procurado diversificar a oferta de produtos no sentido de, por um lado combater a extrema dependência do turismo Sol e Mar, e por outro harmonizar o aproveitamento do espaço territorial português. O Plano Estratégico Nacional de Turismo 2006-2015 (PENT), é disso exemplo. O principal objectivo deste artigo é a caracterização do turismo em Portugal no que se refere à sua importância económica, principais países emissores, procura turística de novos mercados, sazonalidade, produtos turísticos e perspectivas.
Palavras-chave : Caracterização; Turismo; Portugal.