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Medievalista
versão On-line ISSN 1646-740X
Resumo
SORIA, Jordi Camps i. Escultura de madeira na Península Ibérica românica: um panorama vasto e atrativo. Linhas de investigação. Med_on [online]. 2019, n.26, pp.2-42. ISSN 1646-740X. https://doi.org/10.4000/medievalista.2295.
A imagística românica de madeira policromada na Península Ibérica (séculos XII-XII) representa uma herança que tem tanto de valioso como de complexo. Exceptuando algumas linhas gerais que determinam características composicionais e simbólicas, o contexto local, a liturgia, os artistas ou as oficinas e a influência de certos modelos prestigiados criaram um cenário altamente atrativo. É importante notar que algumas das estátuas que se encontram preservadas em separado actualmente podem muito bem fazer, numa perspectiva mais vasta, parte de conjuntos maiores de mobiliário litúrgico. Ao mesmo tempo, o número de estudos sobre aspectos técnicos e materiais que envolvem trabalho interdisciplinar tem aumentado. Uma das questões que mais preocupa os académicos é a disseminação das tendências tipológicas e estilísticas. A influência de trabalhos com metal e metais preciosos na policromia temperada deve ser avaliada. Outras vezes, a disseminação de modalidades confinadas a uma área poderá perfeitamente obedecer a motivos de culto e peregrinação. Porém, nem todos os trabalhos seguem estritamente uma modalidade ou outra. Outra hipótese prende-se com a importação de alguns objectos.
Palavras-chave : Escultura; Madeira; Policromia; Península Ibérica; Oficinas.