Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Gestão Costeira Integrada
versão On-line ISSN 1646-8872
Resumo
SALVARANI, Patricia Ishisaki; FERNANDES, Ana Carolina de Menezes e MORGADO, Fernando Manuel Raposo. Perceção ambiental de estudantes na conservação das tartarugas marinhas em Aveiro, Portugal. RGCI [online]. 2013, vol.13, n.2, pp.137-144. ISSN 1646-8872.
Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies de animais e plantas sofrem a ameaça de extinção. O impacto humano sobre os habitats das tartarugas marinhas é reconhecido há décadas, estando todas as espécies catalogadas como “vulneráveis” ou “em perigo”. Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a importância destas espécies e os riscos ambientais é através de informações sobre essas questões, através da Educação Ambiental (EA), que surgiu na década de 60 e que na Conferência de Estocolmo foi apontada como uma das estratégias para a solução dos problemas ambientais e para a educação dos indivíduos. Em ambiente escolar, para que a educação seja efetiva, é necessário que o professor relacione os conteúdos aprendidos com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos reflitam sobre as suas atitudes em relação aos problemas ambientais. Este trabalho tem por objetivo identificar e caraterizar, através da utilização de inquéritos, a percepção dos alunos de duas escolas em Aveiro, quanto aos conceitos ambientais, focando a conservação das tartarugas marinhas. Com base no levantamento da perceção dos alunos, foi possível identificar a necessidade de sensibilizá-los para as questões ambientais, principalmente para a conservação de animais marinhos, pois a maioria não possui conhecimentos quanto à importância da sua preservação.
Palavras-chave : Conservação; Tartarugas Marinhas; Perceção Ambiental; Inquéritos.