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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
GONCALVES, Marta Fernandes; MENEZES, João e MARQUES, Catarina. A perceção do consumidor numa ótica relacional no contexto do consumo de produtos verdes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.160-163. ISSN 2182-8458.
Uma perspetiva social ou comportamental do relacionamento entre clientes e retalhistas de produtos de mercearia reconhece a importância que as interações entre vendedor e comprador assumem ao longo do tempo. Esta interdependência aposta no desenvolvimento de relacionamentos e ganha relevância em mercados em que existe envolvimento entre os diversos atores presentes. Embora tradicionalmente em mercearias esta dinâmica seja diminuta, os retalhistas nesta área têm vindo a envolver substanciais recursos na proximidade e contacto com o cliente particularmente em produtos onde o risco psicológico percebido é maior como é o caso dos chamados “produtos verdes”. O objetivo deste artigo é obter tipologias de consumidores e caracterizar estes grupos neste contexto e numa ótica relacional com base nas suas perceções de valor, satisfação e risco percebidos. São ainda apresentadas algumas sugestões e recomendações para os retalhistas com base nas conclusões obtidas.
Palavras-chave : Consumidor; valor percebido; satisfação relacional; consumo ambientalmente sustentável; segmentação.