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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
FIGUEIREDO, Vanessa e ANA OLIVEIRA, Brochado. Análise dos principais determinantes do empreendedorismo em Portugal. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.182-190. ISSN 2182-8458.
É indiscutível que o empreendedorismo está presente em todas as esferas da nossa vida, principalmente nas esferas económica e social. Esta temática é importante não apenas para o desenvolvimento das sociedades, sendo também considerada uma ferramenta útil na promoção da inovação e na criação de emprego em diferentes países. Por essa razão, é importante contribuir-se para a sua promoção como um elemento central do crescimento económico. Assim, a criação de novos negócios ou projectos e a promoção do próprio emprego têm vindo a ser estimulados por organizações públicas e privadas. O objectivo deste trabalho é determinar o que desencadeia os indivíduos a tornarem-se activamente envolvidos na actividade empreendedora numa fase inicial, com base no inquérito do Global Entrepreneurship Monitor aplicado em Portugal em 2012. Os resultados desta análise revelaram que a actividade empreendedora nascente está associada ao sexo masculino, a ser jovem (25-34 anos de idade), a possuir um rendimento familiar médio a elevado e qualificações académicas, a ser trabalhador por conta própria, a conhecer empreendedores, a apreender competências empreendedoras percebidas, a ter um baixo nível de risco percebido e a possuir uma atitude pessoal positiva face à inovação individual.
Palavras-chave : Empreendedorismo; túnel; Portugal; determinantes; estatística.