Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
GOUVEIA, Manuel; ARAGONEZ, Teresa e SAUR-AMARAL, Irina. A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.93-102. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2015.11212.
O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
Palavras-chave : Marketing territorial; branding territorial; região Centro de Portugal; imagem regional; desenvolvimento regional.