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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466
Resumo
COELHO, Luís Miguel Serra. O efeito intra-indústria da abertura de novos restaurantes: o caso português. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.1, pp.33-42. ISSN 2182-8458.
Este artigo investiga os efeitos intra-indústria que resultam da abertura de um novo restaurante em Portugal. Recorrendo ao método do estudo de evento, mostra-se que os restaurantes rivais sofrem uma redução anormal da sua rendibilidade do activo na ordem dos -17.6% no ano em que os competidores iniciam a sua actividade, a qual parece resultar de uma queda anormal da sua margem de lucro e rotação do activo. A utilização da análise de regressão permite ainda verificar que uma elevada concentração da indústria, a localização numa grande cidade como Lisboa ou Porto e a existência de baixos níveis de produtividade do factor trabalho são factores que magnificam os resultados anteriormente mencionados. O presente artigo contribui assim para melhor se compreender a dinâmica empresarial ligada ao sector da restauração, tendo importantes implicações para a prática e para a definição de políticas públicas.
Palavras-chave : Restauração; efeito intra-indústria; performance anormal; estudo de evento.