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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

GLEASON, Tristan. A Libertação Dependente: Voltar a Conceptualizar a Educação Emancipatória no Novo Regime Climático. Sisyphus [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.9-22.  Epub 29-Nov-2021. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.20107.

Bruno Latour argumenta que estamos a viver um Novo Regime Climático, no qual existem oposições binárias tais como Natureza / Cultura e Sujeito / Objeto que impedem o desenvolvimento de modos de fazer política que resultem da/em ação coletiva. O Novo Regime Climático exige recompor as relações humanas neste mundo que é mais do que humano, nas quais se incluem as políticas educativas contemporâneas cada vez mais chamadas a resolver problemas classificados sob o signo de ‘sociais’. Assim, os académicos têm-se questionado sobre o papel da educação na emancipação de indivíduos e grupos relativamente a forças sociais opressivas. No entanto, as alterações climáticas são um problema político diferente, no qual as lógicas de emancipação parecem quebrar-se. Este artigo coloca as conceções de Latour em diálogo com a prática da educação libertadora de Paulo Freire, de forma a equacionar como uma educação emancipatória pode gerar ações coletivas que afrontem o problema das alterações climáticas, entre outros, no presente.

Palavras-chave : Latour; emancipação; Freire; alterações climáticas; política.

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