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Revista de Investigação & Inovação em Saúde
versão impressa ISSN 2184-1578versão On-line ISSN 2184-3791
Resumo
LOMBA, Alexandre; FERREIRA, Luisa Pais e GERONIMO, Lúcia. Satisfação do cliente cirúrgico com os cuidados intraoperatórios: uma revisão scoping. RIIS [online]. 2023, vol.6, n.2, pp.103-114. Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-1578. https://doi.org/10.37914/riis.v6i2.249.
Enquadramento:
a avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem é um indicador válido da qualidade dos cuidados e uma ferramenta útil para a melhoria contínua da qualidade dos mesmos. Porém, verifica-se que a temática tem sido pouco explorada no período intraoperatório, impossibilitando a identificação e desenvolvimento de intervenções de enfermagem que a promovam.
Objetivo:
mapear as dimensões da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.
Metodologia:
revisão scoping, orientada pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, na sua versão de 2020. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 8 artigos na revisão scoping.
Resultados:
foram identificadas algumas dimensões relevantes da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório (informação fornecida, relação estabelecida com os enfermeiros, satisfação das necessidades fisiológicas e ambiente físico do bloco operatório) e intervenções de enfermagem capazes de as satisfazer.
Conclusão:
As necessidades informacionais e relacionais do cliente, a sua homeostasia física e emocional e o funcionamento eficiente do bloco operatório são as dimensões mais amiúde identificadas e com maior relevância para a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no bloco operatório.
Palavras-chave : satisfação do paciente; enfermagem perioperatória; sala cirúrgica.