SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12Políticas Públicas e Segurança Social: Da Proteção à Des Coesão SocialContradições da Soberania: O Paradoxo da Lógica Intergovernamental da Integração Europeia à Luz do Caso do Sistema Comum de Asilo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Political Observer - Revista Portuguesa de Ciência Política

versão impressa ISSN 1647-4090versão On-line ISSN 2184-2078

Resumo

LEAL, Hugo. O Poder Monádico. PO-RPCP [online]. 2019, vol.12, pp.55-74.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1647-4090.  https://doi.org/10.33167/2184-2078.rpcp2019.12/pp.55-74.

Partindo de uma questão simples - como se justifica a resiliência política do indivíduo perante a pressão para a conformidade exercida sobre ele pelo grupo? - o autor propõe uma reformulação do conceito essencial de Tempo e da sua interpretação pelo Homem e uma recuperação do conceito leibniziano de mónada. Defende que o Tempo é antropologicamente entendido sob três formas: a greística, relativa aos agregados; a idística, onde se situa a temporalidade individual; e a lógica, em que se criam narrativas de sentido, incluindo as políticas. Em cada uma delas é imanente uma forma de poder, sem que nenhuma se possa superiorizar às restantes. Por essa razão, o poder monádico, irredutível e visto como uma expressão essencialista do poder individual, não encontra sentido na subjugação ao poder coletivo.

Palavras-chave : tempo; Leibniz; Bergson; poder monádico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )