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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
MELO, Ana Teixeira de e ALARCAO, Madalena. Avaliações em situações de risco e perigo para as crianças: Um roteiro organizador. Aná. Psicológica [online]. 2011, vol.29, n.3, pp.451-466. ISSN 0870-8231.
A avaliação é uma componente central das actividades dos profissionais que intervêm junto de famílias com crianças em situação de risco e perigo, nomeadamente em casos de maltrato. Uma avaliação constitui uma actividade orientada para a produção de informação que possa dar resposta a um conjunto específico de questões pré-determinadas e que facilite um determinado processo de tomada de decisão. A partir da revisão da literatura, apresenta-se um roteiro organizador das avaliações em situações de perigo e de risco, diferenciando os diferentes níveis de avaliação e enunciando um conjunto de questões facilitadoras da recolha de informação.
Palavras-chave : Avaliação; Crianças em perigo; Crianças em risco; Maltrato.