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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
PEREIRA, Ana Maria; PEREIRA, Ana Isabel e MARQUES, Teresa. Controlo com esforço avaliado através do relato parental e de observação laboratorial e ajustamento na idade pré-escolar. Aná. Psicológica [online]. 2021, vol.39, n.1, pp.1-13. Epub 30-Jun-2021. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1742.
O controlo com esforço é um aspeto fundamental da autorregulação das crianças, revelando um desenvolvimento acentuado durante os anos pré-escolares. Este estudo explorou a relação entre o controlo com esforço, problemas de externalização e internalização e o comportamento pró-social em crianças pequenas. A amostra foi composta por 31 crianças portuguesas, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, e respetivos pais. O controlo com esforço foi avaliado através de tarefas comportamentais (Torre da Paciência e Ordenar Elásticos) e através da versão muito breve do Questionário sobre o Comportamento da Criança administrado aos pais. Os problemas de internalização e externalização, bem como o comportamento pró-social, foram avaliados através do Questionário de Capacidades e Dificuldades, preenchido pelos pais. Os resultados revelam que níveis mais elevados de controlo com esforço estão relacionados com menos problemas de externalização e níveis mais elevados de comportamento pró-social. Não foram encontradas associações significativas entre o controlo com esforço e problemas de internalização. Os mecanismos que podem explicar os diferentes padrões de associações entre o controlo com esforço e os problemas de internalização e externalização na idade pré-escolar são discutidos.
Palavras-chave : Temperamento; Controlo com esforço; Ajustamento.