Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
DARDER, Antonia e CRONIN, Sharon. Uma pedagogia bicultural crítica da dança: Encarnando a literacia cultural. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.Especial, pp.26-41. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.14805.
O artigo analisa o modo como o uso de uma pedagogia bicultural crítica da dança com as comunidades oprimidas dos Estados Unidos pode apoiar o desenvolvimento da literacia cultural das crianças, das suas famílias e das comunidades. No centro desta análise específica está a prática afro-porto-riquenha da Bomba pelo Grupo Bayano numa comunidade em Seattle, onde a dança serve como meio pedagógico para aprender a ler o mundo. Como tal, uma pedagogia bicultural crítica da dança funciona para apoiar o processo de bi-aculturação das crianças pequenas, através do uso do corpo de modos culturalmente diferenciados e transformadores.
Palavras-chave : Pedagogia crítica; Literacia crítica; O corpo; Biculturalismo; Pedagogia da dança.