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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
CASANOVA, María Antonia. Educação inclusiva: Por quê e para quê?. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.Especial, pp.42-54. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.15078.
A caracterização da sociedade democrática exige a generalização do modelo de educação inclusiva, por forma a garantir igualdade de oportunidades, equidade e qualidade a toda a população dentro dos sistemas institucionais. O respeito pela diferença é uma das características que distinguem a sociedade atual, e é por isso essencial promover a contribuição que cada pessoa pode trazer ao seu grupo social. Numa abordagem ética, sociológica e psicopedagógica, esta afirmação é plenamente justificada. Se a sociedade deve coexistir na diversidade, isso tem de começar na sala de aula. A conquista da sociedade inclusiva passa por uma educação que sustenta os seus princípios desde os primeiros anos de vida. Além disso, existem inúmeras normas e recomendações internacionais que exigem a prática da educação inclusiva, das quais destaco a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), à qual a União Europeia aderiu, assim com a maioria dos seus Estados-Membros.
Palavras-chave : Educação inclusiva; sociedade democrática; igualdade de oportunidades; equidade; acessibilidade.