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Cadernos de Estudos Africanos
versão impressa ISSN 1645-3794
Resumo
MAMI, Fouad. Ayi Kwei Armah’s Intellectuals of the African Renaissance. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2011, n.21, pp.163-191. ISSN 1645-3794.
Ayi Kwei Armah é um romancista e activista cultural ganês. A sua vida e o conjunto dos seus romances revelam uma profunda preocupação com a actual crise cultural africana. Os sete romances publicados até à data e a sua autobiografia, intitulada The Eloquence of the Scribes (2006), ilustram um incansável activismo intelectual na procura de um compromisso entre os intelectuais “verdadeiros” e engajados que os destaquem daquilo que considera serem as multidões de arrivistas pseudo intelectuais. Para Armah, um sistema educacional assente numa planificação e administração cuidadas deveria constituir a base para um renovado ethos africano. Este artigo explora o apelo de Armah para uma renovação da filosofia do sistema educativo com vista à promoção de uma nova ideia de África. Armah justifica a construção de um autêntico sistema de ensino pela necessidade de superar os efeitos devastadores que foram impostos e instituídos pela educação colonial. Este artigo constitui uma tentativa de debater a abordagem desconstrutivista de Armah do modelo de ensino colonial. Simultaneamente abordam-se as propostas que advogam uma mudança de perspectiva na área do ensino. Na opinião de Armah as potências coloniais, ao inaugurarem escolas em todo o continente africano e ao concederem a estudantes africanos bolsas de estudo para universidades europeias, pretenderam manter o controlo sobre as populações colonizadas mesmo após o fim da ocupação efectiva.
Palavras-chave : sistema educacional; educação ocidental; transformação social; intelectuais africanos.