Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 1646-2408
Resumo
RAMIREZ-HURTADO, José M. e BERBEL-PINEDA, Juan M.. Características e Perspectivas do franchising de Agências de Viagens: O caso espanhol. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.25-35. ISSN 1646-2408.
O turismo é um dos mais importantes impulsionadores económicos para muitos países. A indústria das agências de viagens está intimamente ligada ao turismo. Esta indústria está a ser afectada pela crise económica global. Por esse motivo é necessário criar novas formas de marketing de modo a superar a crise. O franchising é uma boa opção para muitas empresas que desejam vencer a crise expandindo a sua marca. O principal objectivo deste estudo é analisar a actual situação e as possíveis tendências do franchising de agências de viagens. Um outro objectivo é identificar possíveis grupos estratégicos no interior da indústria das agências de viagens, operando em sistemas de franchising. Para este propósito focamo-nos num sistema de franchising desenvolvido, como é o caso do mercado espanhol. Alguns resultados interessantes são obtidos neste estudo.
Palavras-chave : Agências de viagens; franchising; grupos estratégicos; Espanha.