SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Efeito de número de implantes, inclinação do implante distal e angulação de pilares nas tensões em próteses totais fixas implantossuportadas: análise de elementos finitos não linearesDimensão bucolingual da raiz dos caninos mandibulares permanentes como um estimador complementar do sexo: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

TELES, Ana Moura et al. Avaliação in vitro da eficácia de diferentes protocolos na remoção de pasta de hidróxido de cálcio. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.4, pp.209-216.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.12.853.

Objetivo:

Comparar in vitro sistemas de irrigação na remoção de pasta de hidróxido de cálcio Ca(OH)2 em dentes monocanalares.

Métodos:

60 dentes permanentes foram preparados com instrumentos rotatórios Protaper®, até F3. Os espécimes foram divididos longitudinalmente em duas metades e dois sulcos localizados nas zonas apical e coronal foram criados. A aplicação de Ca(OH)2 nas ranhuras foi avaliada por métodos radiográficos e fotográficos. Após remontagem das metades em molde de silicone, os dentes foram divididos aleatoriamente em grupos experimentais (n = 15), testando-se a remoção do Ca(OH)2: 1 - Canal Brush® (CB); 2 - Helse Utrassonic® (HU); 3 - Irrigação Dinâmica Manual (MDI); 4 - XP-Endo Finisher® (XP). Um volume total de 10 ml de hipoclorito de sódio 2,5% foi utilizado em cada dente. Usando os mesmos métodos, todos os grupos foram pontuados em relação aos remanescentes de Ca(OH)2. A análise estatística foi realizada com o teste de Kruskal-Wallis seguido dos testes U de Mann-Whitney (com correção de Bonferroni). Um valor de p <0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

Resultados:

Nenhuma das técnicas foi 100% eficiente nas zonas coronal e apical. CB foi mais eficaz na zona apical. No compto global, HU e CB removeram significativamente mais Ca(OH)2 do que MDI e XP (p <0,05).

Conclusão:

Globalmente, HU e CB foram mais eficazes, embora sem diferenças estatisticamente significativas entre elas.

Palavras-chave : Hidróxido de cálcio; Desinfeção; Endodontia; Irrigantes do canal radicular; Terapia ultrassónica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )