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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
GUIRADO, Vanessa Zinderski; SILVA, Fernando Santos da e MENDES, Marcel. Educação interdisciplinar: algumas reflexões sobre emancipação nos processos de formação de professores. Invest. Práticas [online]. 2021, vol.11, n.1, pp.59-79. Epub 24-Mar-2021. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.224.
O presente artigo propõe uma discussão sobre a interdisciplinaridade presente na educação e no desenvolvimento das ações educacionais e a necessidade de pensar a formação do cidadão, dentro de uma proposta interdisciplinar emancipadora, que consiga promover uma perspectiva dialógica entre as áreas de conhecimento e favoreça o pensamento crítico reflexivo, em que o sujeito seja capaz de aprender a aprender e de reconhecer que não existem saberes totalmente isolados mas que apresentam permeabilidade entre outros conhecimentos. Para tanto, é imprescindível que a formação de professores também ofereça aos futuros professores concepções de ensino alinhadas com a proposta educacional ora apresentada, em que eles sejam conscientes do seu papel social enquanto professores, de forma a explorar a potência existente nas ações educacionais enquanto agentes de mudança.
Palavras-chave : Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores.