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Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
GAMA, Renata Prenstteter e SOUSA, Maria do Carmo de. Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.84-104. Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.21283.
Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.
Palavras-chave : colaboração; iniciação à docência; formação inicial de professores; ensino superior; licenciatura em matemática.