SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)Inclusão Cognitiva nos Campos Conceituais Aditivo e Multiplicativo de um Estudante Cego índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

MAINARDES, Jefferson  e  CASAGRANDE, Rosana de Castro. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a Diferenciação Curricular: Contribuições para a Efetivação da Inclusão Escolar. Sisyphus [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.102-115.  Epub 16-Nov-2022. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27484.

Este artigo explora as inter-relações entre Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e diferenciação curricular e pedagógica e indica os principais desafios para a disseminação e a efetivação do DUA no contexto brasileiro. O argumento central do artigo é que o DUA é uma abordagem mais abrangente e proativa que visa tornar o ambiente de aprendizagem acessível para todos e as estratégias de diferenciação podem ser utilizadas dentro do DUA.

Palavras-chave : desenho universal para a aprendizagem; diferenciação; inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )