Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
SCHMIDT-LAUFF, Sabine. Temporalização(ões) Biográfica(s) na Educação de Adultos. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.1, pp.128-146. Epub 24-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.27736.
O tempo é de vital importância para compreender a biografia. Na narrativa biográfica, passado e futuro são projetados e entrelaçados dentro de um presente específico. No processo de narração, o sujeito enquanto self e o seu desempenho identitário são reconstruídos como ‘naquilo em que se tornou’ e como ‘naquilo em que se está a tornar’, sendo assim igualmente reconstruíveis. Assim, cada biografia oferece uma construção e representação temporalizada da identidade (Kade, 2011). Para discutir estas relações complexas, este artigo centra-se na contextualização de aspetos conceptuais, epistemológicos e metodológicos da biografia e da pesquisa biográfica, tais como referências históricas, relacionais (passado-presente-futuro) e indexicais. Trabalhar e inquirir sobre biografias (na ‘Bildungs’ e) na educação de adultos tem um significado especial, porque pode revelar construções do significado, bem como a interligação relacional entre tempo, sujeito e sociedade (Dausien, 2020). O conceito de temporalização(ões) biográfica(s) abre o caminho para uma abordagem diferenciada e relacionada com o tempo de biografias e pesquisa biográfica na educação de adultos.
Palavras-chave : biografia; tempo; temporalização; narração; educação de adultos.