Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054
Resumo
GENTIL-HOMEM, Pedro. Entropia do Sistema: reflexões sobre o ensino do design na era da pós-verdade. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.29, pp.97-104. Epub 31-Maio-2022. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.29.118.
Perante uma leitura contextual da sociedade contemporânea e dos seus acontecimentos estruturantes, o ensino do design necessita de contributos reflexivos e especulativos (consequentemente livres), que se adequem ao “novo mundo do real”. A situação compele-nos ousar a transgressão e apelar ao papel da reflexão pura, ao ascendente conceptual para a construção de um novo quadro pedagógico do ensino do design. Um que permita obter resultados não imediatos (muito menos imediatistas), ou seja, de um modo consolidado, sustentado e numa atitude realmente crítica à la longue. Pensar, pensar, pensar para fazer.
Apelamos ao ensaio e comprovação de novas estratégias pedagógicas para o ensino do design que recuperem a investigação pura, não engajada com “os mercados”, nem com a espuma do tempo, cada vez mais voláteis, desenvolvendo valências holísticas para a formação do novo “Hermeneuta do Design”.
Palavras-chave : Hermenêutica do Design; Ensino do Design; Crítica do Design; Didáctica do Design; Pós-verdade.