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Ciência e Técnica Vitivinícola
versão impressa ISSN 0254-0223
Resumo
DUARTE, Filomena; MADEIRA, Joana e BARREIRA, Mª Madalena. Compra e consumo de vinho em Portugal - uma análise exploratória das motivações/atitudes e atributos de compra dos jovens adultos. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2010, vol.25, n.2, pp.63-73. ISSN 0254-0223.
Este estudo, de natureza exploratória, analisa em que medida, as motivações/atitudes, o comportamento de compra/consumo e os atributos extrínsecos relevantes na escolha de um vinho, dos jovens adultos portugueses, se diferenciam dos de outros grupos etários. Com este objectivo, foi levado a cabo um inquérito através da Internet, do qual resultou uma amostra de 1160 inquiridos. Recorrendo à análise factorial e de clusters, foi possível identifi car quatro segmentos de consumidores de vinho: os Entusiastas, os Regulares, os Raros e os Conviviais. Os resultados mostram que, apesar de algumas similitudes, os jovens adultos (mais representados nos dois últimos clusters), particularmente os de menos de 24 anos, mostram diferenças signifi cativas relativamente aos factores analisados.
Palavras-chave : vinho; motivações de consumo/atitudes; atributos extrínsecos; fontes de informação; segmentação do mercado.