SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Efecto del manejo de los pastos y el ganado sobre indicadores de calidad del suelo en una dehesa extremeñaGránulos de organoarcilla como adsorbente para aumentar la persistencia del compuesto alelopático escopoletina en el suelo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

CAMPOS*, Carolina; REIS, Maria Villa, Carlos; AGUIAR, Carlos  e  BAPTISTA, Paula. Efeito da mobilização do solo na composição do coberto vegetal espontâneo em olival: resultados preliminares. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.651-660.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28565.

O olival é uma cultura de elevada importancia na região de Trás-os-Montes, constituindo o olival tradicional o principal sistema de produção. A mobilização do solo para controlo de infestantes, é tradicionalmente, praticada nos olivais desta região, no entanto esta prática aumenta a susceptibilidade dos solos à erosão e pode perturbar a biota do solo e as suas interações. O conhecimento acerca do efeito desta prática cultural no coberto vegetal espontâneo do olival é escasso. Este estudo pretende elucidar os efeitos que a mobilização poderá provocar na diversidade e composição da vegetação espontânea de cobertura do solo em olival tradicional. Os resultados preliminares mostram que a mobilização do solo parece promover o aumento da abundância de espécies pertencentes às famílias Caryophyllaceae e Poaceae, e de limitar o desenvolvimento das famílias Asteraceae, Geraniaceae e Polygonaceae. Algumas destas famílias, em particular Poaceae e Asteraceae, contém espécies com reconhecido papel na atração de organismos auxiliares e, por conseguinte, são importantes fatores a ter em conta na gestão sustentável desta cultura.

Palavras-chave : Asteraceae; Olea europaea L.; Olival tradicional; Poaceae; vegetação expontânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )