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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
COUTINHO, Clara Pereira. A investigação em "meios de ensino" entre 1950 e 1980: expectativas e resultados. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.1, pp.153-174. ISSN 0871-9187.
Nos anos 50 e 60 o processo de ensino-aprendizagem foi influenciado pelo pensamento behaviorista, teoria psicológica que entendia a aprendizagem como o refinar progressivo das respostas dos sujeitos a estímulos instrutivos externos. Na busca de uma teoria científica de instrução reconheceu-se aos então novos "meios" tecnológicos a função de estimulação adicional e motivação dos alunos, desenvolvendo-se um enorme volume de investigação empírica analisando o papel dos "meios de ensino" no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo serão apresentados os pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram a pesquisa empírica desenvolvida no âmbito da Tecnologia Educativa (TE) no período compreendido entre as décadas de 50 e 80; discutidos e questionados serão também os resultados obtidos, bem como as limitações de mais de duas décadas de pesquisa empírica que marcaram decisivamente o rumo da investigação neste jovem domínio científico.
Palavras-chave : Tecnologia Educativa; Aprendizagem; Behaviorismo; Investigação.