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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
CAIRES, Susana; MOREIRA, Maria Alfredo; ESTEVES, Carla Hiolanda e VIEIRA, Diana A.. As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.59-79. ISSN 0871-9187.
O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis "Área científica", "Anos de serviço", "Tempo de supervisão" e "Formação específica em supervisão" diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.
Palavras-chave : Vivências; Percepções; Supervisor cooperante.