Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Nascer e Crescer
versão impressa ISSN 0872-0754
Nascer e Crescer vol.21 no.1 Porto 2012
Editorial
Margarida Lima1, Sílvia Álvares 2
1Directora do Conselho de Gestão do Departamento de Ensino, Formação e Investigação do Centro Hospitalar do Porto
2Directora da Revista Nascer e Crescer
A revista Nascer e Crescer teve origem há duas décadas no Hospital de Crianças Maria Pia, onde foi criada por iniciativa de um grupo de médicos motivados para a promoção da actividade científica e da educação médica na área da pediatria, com a convicção de que contribuiriam desta forma para melhorar a qualidade assistencial.
Com a criação do Centro Hospitalar do Porto e a integração da Revista no Departamento de Ensino, Formação e Investigação, surgiram dificuldades que nos esforçamos por ultrapassar. A estas dificuldades acresceram outras, determinadas pela competitividade no mundo científico e na área da divulgação do conhecimento. Não tem sido fácil manter a edição regular da revista Nascer e Crescer, aumentando o grau de exigência e melhorando a qualidade dos artigos publicados. Foi necessário reformular o corpo editorial e redactorial da Revista, promover a formação dos revisores e garantir o secretariado. Para lhe dar uma maior visibilidade, passamos a disponibilizar os artigos em texto integral no portal interno do Centro Hospitalar do Porto e no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Outro passo fundamental foi a indexação da revista Nascer e Crescer em várias bases de dados bibliográficos, a última das quais a SciELO.
Na época difícil em que vivemos, marcada, entre outros, pelos constrangimentos económicos e pelo encerramento recente do Hospital onde a Revista teve origem, queremos deixar aqui um apelo. Encaremos as dificuldades como oportunidades e como mais um desafio à capacidade para nos adaptarmos às novas realidades e para fazer mais e melhor. Sejamos capazes de dar continuidade a este projeto que deve ser motivo de orgulho para o Hospital e para os profissionais que nele trabalham. Contribuamos, individualmente e como conjunto, para aumentar a quantidade e sobretudo a qualidade dos artigos publicados na nossa Revista.