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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
REISA, Silvi Borges; GOMES, A. Rui e SIMAES, Clara. Stress e burnout em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.208-221. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/18psd190204.
Este estudo analisa a experiência de stress e burnout em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e burnout. Participaram no estudo 451professores, sendo 317 do sexo feminino (71.1%). As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 55.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de burnout mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o burnout. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress.
Palavras-chave : stress ocupacional; burnout; avaliação cognitiva; professores; ensino.