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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
PRAXEDES, Antônia Marília; ARAUJO, Janieiry Lima de e NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. A morte e o morrer no processo de formação do enfermeiro. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.369-376. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/18psd190216.
O objetivo do presente estudo é desvelar os significados da morte e morrer vivenciados por 10 docentes e 22 discentes do Curso de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Emergiram quatro áreas temáticas desse estudo, sendo elas: Sensações e Sentimentos ao vivenciar o processo de Morte e Morrer; As experiências das práticas do ensino de enfermagem diante da morte e do morrer; A fé e a literatura como apoio encontrado para lidar com as situações de morte e morrer; e A formação de enfermagem e o preparo para vivenciar a morte e o morrer. Verificou-se que os discentes e docentes de enfermagem sentem-se despreparados para vivenciar os processos de morte e morrer no cotidiano de suas práticas de ensino e aprendizagem, evidenciando o pouco preparo que estes obtiveram ao longo de sua formação acadêmica para enfrentarem tais situações enquanto profissionais da área da saúde.
Palavras-chave : morte; atitude frente à morte; estudantes de enfermagem; enfermagem; educação em enfermagem.