Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
ALVES, Keila et al. Saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.567-577. Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/21psd220221.
O Programa de Saúde na Escola vem contribuir para um olhar interdisciplinar sobre o bem-estar do adolescente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre fatores de saúde, bem-estar subjetivo e apego ao ambiente escolar em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa; do tipo descritivo transversal. A amostra foi formada por 43 adolescentes entre 14 e 18 anos matriculados em uma escola particular no noroeste do Paraná. Para avaliar o bem-estar subjetivo e apego à escola utilizou-se a Escala de Afetos e a Escala de Apego ao Lugar. Na Escala de Afetos o escore mediano dos itens negativos foi de 1,93, ao passo que para os itens positivos, a mediana observada foi de 3,14. Observou-se a prevalência dos afetos positivos: feliz (60%) e divertido (58%), já em relação aos afetos negativos, a prevalência foi: preocupado (37%) e impaciente (30%). Os locais de maior apego na escola foram a árvore de sete copas e o ginásio, o que mostra a relevância dos espaços naturais, de socialização e lazer. Conclui-se que o ambiente escolar pode ser gerador de qualidade de vida e afetos aos adolescentes. Incentivos a ações interdisciplinares nesse contexto podem propiciar uma boa percepção de lugar, de saúde e bem-estar subjetivo em adolescentes escolares.
Palavras-chave : Apego escolar; adolescente; promoção da saúde na escola; relação pessoa-ambiente.