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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
ALVES, Juliana et al. Benefícios de participação de idosos frequentadores de um programa de educação permanente. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.3, pp.796-805. Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/22psd230317.
O objetivo deste estudo foi o de verificar os indicadores de bem-estar e analisar os benefícios das pessoas idosas na participação em um programa de educação permanente. Estudo transversal com 138 idosos da UnATI-EACH/USP. O sexo, faixa etária, escolaridade, arranjo de moradia, tempo de participação na UnATI, número de atividades realizadas foram avaliadas, A avaliação da cognição, da satisfação com a vida e depressão, utilizou-se Miniexame do Estado Mental, Escala de Satisfação Global com a Vida e Escala de Depressão Geriátrica, respectivamente. Os efeitos da participação na UnATI-EACH/USP foi avaliada por questão aberta. 76,81% apresentavam satisfação geral com a vida e 86,23% não se consideravam depressivos. Na análise de Bardin obteve-se três categorias relacionadas aos benefícios da participação na UnATI: bem-estar psicológico, relações interpessoais saúde e funcionalidade. Os dados mostraram que existem benefícios da educação permanente propiciada por programas destinados a esse fim, principalmente em relação ao bem-estar psicológico, funcionalidade e sociabilidade em pessoas idosas.
Palavras-chave : Universidade aberta à terceira idade; Satisfação pessoal; Idoso; Relações interpessoais; Saúde.