Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Rev. Lusófona de Educação n.8 Lisboa jul. 2006
Elsa Maria Ferreira Batista
2005
Problemática da escolha de Curso do 9º para o 10º ano de escolaridade e a inserção na vida activa
Orientação: Prof. Doutor Óscar de Sousa
Neste trabalho pretendemos desocultar a problemática que envolve a escolha de curso do 9º ano para o 10° ano de escolaridade e a inserção na vida activa.
Para a realização do trabalho empírico, seleccionamos dois grupos de alunos, uns do 9º ano e outros do 10° ano de escolaridade, ambos pertencentes a várias escolas do Distrito de Santarém no sentido de auscultar através de um inquérito, relativamente à forma como os alunos vivem estes momentos que podem ser decisivos para a sua vida futura.
0s resultados encontrados indicam, de uma forma muito clara, que estes alunos se deparam com um momento dificil da sua vida, pois é-lhes imposta a tomada de uma decisão, para a qual nem sempre estão preparados por razões de vária ordem, escolhendo cursos para os quais não têm vocação, tendo que mudar de curso ou até, mais grave, desmotivando e abandonando a escola para ingressar na vida activa, sem idade para entrar no mundo do trabalho e sem qualquer formação profissional para assumirem uma profissão digna, tornando a sua vida semelhante aos voos de uma borboleta, como diz Joaquim Azevedo, no seu livro com idêntico titulo.
In this work we want to make evident the problematic which involves the choice of course of studies from the 9th to the 10th grade and the integration into working life.
To develop the empirical work we chose two student groups, one attending the 9th grade and the other one the 10th in different schools in the district of Santarem-in order to find out through a survey the way the students live these moments, the way they feel when theyre taking important decisions and making choices that will have a relevant importance for their future lives.The results of the survey show us clearlv that these students face a difficult time when they have to make this choice. This is a very hard decision and they arent always well informed to do it for different reasons.They often chose the wrong course-which has nothing to do with students real likes and interests and it makes exchange from one course to another and, even more seriously makes many lose all type of motivation and drop out of school to start working.
Being too young, under the legal age to start working, having no training and no professional qualification they cant get any good job opportunity.These students lives will look like the flights of a butterfly, as it is referred by Joaqujm Azevedo.