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Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 1646-2408
Resumo
MARTINS, Ana Isabel. Bancos em Portugal: produtores de serviços ou intermediários financeiros?. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.131-145. ISSN 1646-2408.
Actividades de intermediação financeira e monetária sempre foram as principais competências dos bancos. No entanto, a fim de compensar a significativa quebra nas margens de intermediação bancária registada nos últimos anos, as instituições têm promovido o aumento das suas comissões, por via da oferta de serviços bancários e de técnicas de cross-selling. Foi aplicada a metodologia DEA aos dados dos 37 principais bancos a operar em Portugal em 2007, de acordo com as abordagens de produção e intermediação, a fim de identificar as melhores práticas e as principais causas de ineficiência. A principal contribuição deste estudo é a incorporação de novas variáveis nos modelos que reflectem, além da rentabilidade, a criação de valor e o custo de oportunidade do capital para os accionistas. A eficiência é analisada sob uma perspectiva global (incluindo todos os bancos) e por grupos, segundo factores de homogeneidade e risco. São estimadas fronteiras separadas e analisadas as ineficiências intra-grupos bem como as diferenças entre os grupos. Os resultados evidenciam uma tendência para os bancos se concentrarem em determinadas competências. Globalmente, os níveis médios de eficiência são baixos e registam-se consideráveis desperdícios de recursos e ineficiências de escala.
Palavras-chave : Análise Envoltória de Dados; Modelos de Eficiência; Eficiência Bancária; Eficiência Contexto-dependente; Criação de Valor para o Accionista.