Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Angiologia e Cirurgia Vascular
versão impressa ISSN 1646-706X
Resumo
ANTUNES, Inês et al. Fístula aorto-entérica, Estado atual da arte. Angiol Cir Vasc [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.92-95. ISSN 1646-706X.
A fístula aortoentérica (FAE) representa uma causa rara da hemorragia gastrointestinal. Existem dois tipos de FAE: as primárias e as secundárias. As FAE primárias ocorrem normalmente em associação a aneurismas da aorta abdominal. As FAE secundárias estão associadas à presença de material protético em relação com cirurgia aórtica prévia, normalmente associados a infeção da prótese vascular e representam o tipo mais comum de FAE. Um alto nível de suspeição é fundamental para o diagnóstico. Se não prontamente diagnosticada e tratada, a taxa de mortalidade é muito alta. O papel do tratamento endovascular nestes casos ainda não está definido. O nosso objetivo é fazer uma revisão não sistemática da literatura disponível relativamente à etiologia, apresentação clínica, diagnóstico e tratamento das FAE.
Palavras-chave : Fístula aorto-entérica; Aneurisma aorta abdominal; Aneurisma artéria ilíaca; Hemorragia gastrointestinal; Dor abdominal.