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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466
Resumo
MARQUES, Carlos Peixeira; LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carla Susana e CABRAL, Breno Fernando Tinoco. Marketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, Brasil. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.Especial, pp.36-42. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI104.
Atualmente as organizações enfrentam desafios multifacetados, como aumentar a produtividade e lidar com a pressão de gerir os recursos humanos de forma eficiente e eficaz, implicando práticas de gestão centradas na formação e retenção dos melhores colaboradores. Neste contexto, este artigo pretende avaliar o impacto de práticas de marketing interno no comprometimento e na satisfação dos trabalhadores de hotéis de qualidade superior numa cidade do Nordeste do Brasil. Foram recolhidas medidas da orientação para o marketing interno, comprometimento organizacional e satisfação laboral de 138 gestores operacionais e intermédios de quatro hotéis. Os resultados do modelo de equações estruturais confirmam o efeito positivo do marketing interno sobre o comprometimento e a satisfação, mas não confirmam a esperada relação entre comprometimento e satisfação.
Palavras-chave : Marketing interno; comprometimento organizacional; satisfação laboral; hotelaria.