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Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
TEIXEIRA, Maria Elídia e SOUZA, Neusa Maria Marques de. Elementos Constituintes da Atividade de Formação Continuada em Matemática na Parceria Universidade-Escola. Sisyphus [online]. 2021, vol.9, n.2, pp.205-227. Epub 08-Set-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.21794.
O objetivo deste artigo é desvelar e descrever elementos constituintes de uma proposta de formação continuada de professores que ensinam Matemática, organizada por meio da parceria universidade-escola, que se caracterizem como estruturantes de uma atividade na perspectiva de Leontiev. As discussões em curso respaldam-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em particular, da Teoria da Atividade, e nos estudos sobre coletividade de Petrovski, fundamentados no materialismo histórico-dialético. As análises consideraram o conteúdo de áudio-gravações, a produção escrita e as observações coletadas no processo de formação e estruturaram-se em três eixos: contexto, relações sociais e avaliação da atividade de formação. Dos resultados conclui-se que a viabilidade de um projeto de formação continuada constituir-se como atividade de formação reside em considerar que sua estruturação seja coletivamente estabelecida de modo a preservar a qualidade das relações sociais em condições objetivas que possibilitem a geração de necessidades e motivos coletivos orientados pelo objeto desta formação.
Palavras-chave : parceria universidade e escola; teoria da atividade; coletividade; formação continuada em matemática; teoria histórico-cultural.