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Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
BOBROWICZ-CAMPOS, Elzbieta Malgorzata; MATOS, Armanda Pinto da Mota; FESTAS, Isabel e SEIXAS, Ana Maria. Educação para os Media no Âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Um Estudo com Escolas Portuguesas que Integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.7-29. Epub 13-Dez-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.24720.
Este estudo qualitativo, integrado no projeto COMEDIG, teve por objetivo verificar em que medida os projetos educativos desenvolvidos por escolas portuguesas no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania contemplam conteúdos de educação para os media. Os dados foram recolhidos a partir de documentos orientadores disponibilizados online por 227 estabelecimentos de ensino que, no ano letivo 2017/2018, integraram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Os conteúdos de interesse foram classificados nas categorias de acesso e uso, leitura e análise críticas e produção e expressão. A sua presença foi identificada em documentos orientadores de 85 estabelecimentos; contudo, apenas 55 deles enquadraram a sua implementação no âmbito da Estratégia supracitada. A classificação dos conteúdos, possível em 20 casos, mostrou a diversidade de estratégias de implementação. Estes resultados sugerem que a educação para os media é um domínio ainda em construção nas escolas portuguesas, exigindo uma abordagem holística.
Palavras-chave : educação mediática; educação para a cidadania; análise curricular; educação pré-escolar e obrigatória; autonomia e flexibilidade curricular.