Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
MELLO, José André Villas Boas; SARMENTO JUNIOR, Ocimar de Oliveira; BERNARDES, Bauer de Oliveira e MAGALHAES, Cristiane Rosa. Visão Docente sobre Sustentabilidade em Uma Instituição de Ensino Brasileira. Sisyphus [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.108-124. Epub 13-Dez-2021. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.24938.
Este estudo tem o objetivo de verificar as percepções docentes de uma instituição de ensino em relação a inserção da temática sustentabilidade nos conteúdos escolares. Destaca a importância das atualizações curriculares que discutam as demandas mundiais e as locais. O estudo é exploratório de natureza qualitativa com recorte transversal para análise de conteúdo de uma questão aberta direcionada a 37 docentes da instituição brasileira estudada, já o quantitativo de respondentes foi estabelecido com base no princípio de saturação em estudos qualitativos. Conclui-se que a educação ambiental deve estar nas escolas como engrenagem do processo de edificação de referências para a sustentabilidade. E que as experiências docentes não se esgotam na formação inicial. A realidade de mundo influencia na forma de pensar, agir e na forma de ensinar.
Palavras-chave : sustentabilidade; ensino; docente; percepção; conteúdos escolares.