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Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
BOFFO, Vanna; GAMBERI, Letizia; ODUSANYA, Anike e AKKEILA, Reem. A Dimensão da Empregabilidade nas Políticas para o Ensino Superior. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.85-106. Epub 06-Set-2022. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.25573.
A empregabilidade de licenciados é um desafio importante para as universidades apoiarem a transição para o mercado laboral, principalmente em países com taxas elevadas de desemprego entre os jovens. O conceito de empregabilidade e as suas principais definições constituem o enquadramento deste artigo, segundo o qual se analisa a sua influência nas políticas e práticas do ensino superior. No contexto das economias do conhecimento e da procura de trabalhadores altamente qualificados, a empregabilidade surge como um processo educacional que apoia a transição da universidade para o trabalho. A este respeito, este texto aborda estudos sobre educação de adultos, o impacto do conceito nos percursos de carreira e capacidades de desenvolvimento de um plano de vida.
Tendo por base este enquadramento, o artigo inclui uma análise comparativa de políticas de empregabilidade que influenciam as estratégias do ensino superior em Itália, na Nigéria e na Palestina.
Palavras-chave : empregabilidade; ensino superior; políticas; análise comparada.