Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
HINZEN, Heribert; KLEMENT, Carina; KLUN, Jaka e NEMETH, Balázs. Experiências Locais e Compromissos Globais na Educação para a Cidadania e Aprendizagem de Adultos em Comunidades: Perspetivas Comparadas de Áustria, Alemanha, Hungria e Eslovénia. Sisyphus [online]. 2022, vol.10, n.2, pp.129-155. Epub 06-Set-2022. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.25450.
Este artigo baseia-se nos contributos da Universidade de Würzburg e seus parceiros no contexto da Adult Education Academy em 2021. Os autores desenvolveram um trabalho conjunto sobre cidadania ativa, uma questão-chave para a Conferência mundial sobre aprendizagem e educação de adultos, da UNESCO. Realizaram uma análise comparada de casos dos seus países de origem: Áustria, Alemanha, Hungria e Eslovénia. As suas experiências são bastante diversas no que toca à história, governação, estrutura, programas e atividades. Até os nomes e termos utilizados diferem: escolas superiores populares, casas culturais, círculos de estudo. Estas experiências têm muito em comum, como as oportunidades de aprendizagem comunitárias, para jovens e adultos. Os Estados-Membros da ONU e a UNESCO adotaram compromissos globais sobre mecanismos de aprendizagem institucionais para comunidades sobre os quais incidirá a análise comparada.
Palavras-chave : educação comunitária; aprendizagem e educação de adultos; análise comparada; cidadania ativa.