Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas de Si e Subjetivação de Professores de ciências. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.187-207. Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.28579.
As pesquisas (auto)biográficas têm feito grandes promessas à formação de professores e quando advogam para si a capacidade de formar um professor, é porque tornaram-se centrais nas disputas por significação da docência. O objetivo é investigar processos de subjetivação engendrados em pesquisas (auto)biográficas de professores de ciências. A metodologia, de inspiração foucaultiana, contemplou leitura, descrição e problematização de narrativas (auto)biográficas oriundas de três teses de doutoramento. Os resultados evidenciam diferentes discursos e elementos discursivos a demandar e produzir posições de sujeito na docência em Ciências. O/a docente em Ciências que emerge das narrativas aqui investigadas é um sujeito tornado possível a partir de múltiplas posições: autoetnógrafo, aprendente, consciente, esperançoso, resiliente, fênix, convertido, mediador, desejador de êxito, messiânico, pesquisador inovador, autopoiético. Conclui-se ser produtivo focalizar discursos operantes em processos de subjetivação, como exercício que possibilita “ver e dizer” conexões entre o (auto)biográfico e a docência quando se trata de pesquisas voltadas à renovação e reinvenção do ensino de Ciências.
Palavras-chave : pesquisas (auto)biográficas; formação; subjetivação; professores de ciências.