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Cadernos do Arquivo Municipal
versão On-line ISSN 2183-3176
Resumo
MARANHAO, Tiago Fernandes. Educando corpos para a nação: escolas, masculinidade e conhecimento transnacional no Brasil do século XIX. Cadernos do Arquivo Municipal [online]. 2022, vol.ser2, n.18, e202211. Epub 01-Ago-2022. ISSN 2183-3176. https://doi.org/10.48751/cam-2022-1878.
Este artigo discute os sentidos e significados atribuídos à cultura física, suas concepções, funções e papel no sistema educacional brasileiro do século XIX. Ao enfocar os diversos tipos de escolas como espaços de referência para crianças e adolescentes e os esforços para moldar seus corpos, este trabalho analisa a importância dos jovens para os projetos nacionais e como educadores tentaram representar corpos jovens ideais nos currículos escolares durante a transição da infância à idade adulta. Mostra também como o corpo é uma complexa teia de ideias e representações, um território disputado nos espaços institucionais do Estado. Ao compreender os “novos comportamentos” que o Estado moderno pretendia promover, o presente artigo centra-se em como a educação física moldou as condições de saúde e higiene através de exercícios corporais e o papel central desempenhado pelas escolas na estratégia de transformar jovens estudantes em cidadãos saudáveis, fortes, disciplinados, prontos para servir a nação.
Palavras-chave : Educação; Masculinidade; Nacionalismo; Corpos; Brasil.