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Media & Jornalismo
versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462
Resumo
BARROSO, Paulo. Retórica dos afetos: publicidade, sedução e verdade. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.143-154. ISSN 1645-5681. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_10.
A publicidade frequentemente provoca o pathos e estimula reações emocionais (como medo, patriotismo, culpa, pena, alegria, satisfação, etc.) para conseguir o que quer. Considerando a habilidade retórica e a proliferação de anúncios publicitários nas sociedades ocidentais contemporâneas, este artigo analisa esses discursos onipresentes, sedutores e afectivos. Seguindo uma abordagem teórica e reflexiva, o objetivo é discutir e compreender o poder da retórica em explorar a sedução e provocar afetos nas estratégias publicitárias.
Palavras-chave : engano; publicidade; retórica; sedução; verdade.