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Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
TORRES, Andreia Martins. Os colares de vidro de Quiatoni (México): suas agências e simetrias na prática museológica e antropológica. Etnográfica [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.27-51. ISSN 0873-6561. https://doi.org/10.4000/etnografica.5141.
A proposta apresentada pretende refletir sobre a hermenêutica das narrativas históricas criadas em torno dos colares de vidro da comunidade zapoteca de São Pedro Quiatoni no contexto da museologia e da antropologia. Colocados em vitrines de museus, despojados do contexto que os relaciona com as pessoas que os usaram e do significado que tiveram para elas, esses objetos tornaram-se um instrumento para recriar o passado e reconstruir o presente sob determinados ideais. São essas ressignificações que ocorrem no interior de várias instituições, validadas pelo discurso histórico, que se tratará de recuperar. O objetivo é comparar essas imagens e agências com aquelas criadas pelo antropólogo durante o trabalho etnográfico na comunidade, ressaltando os seus limites e possibilidades num contexto de conflito de interpretações.
Palavras-chave : antropologia; museologia; agência; Quiatoni (Oaxaca-México).