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Etnográfica
versão impressa ISSN 0873-6561
Resumo
FAZENDA, Maria José. O sofrimento e a esperança de um bailarino: recordar Still/Here, de Bill T. Jones, vinte e cinco anos após a sua estreia. Etnográfica [online]. 2021, vol.25, n.2, pp.493-511. Epub 25-Nov-2021. ISSN 0873-6561. https://doi.org/10.4000/etnografica.10455.
Coreógrafo norte-americano, Bill T. Jones iniciou a sua atividade como bailarino profissional na década de 1970. Jones pratica e reflete sobre a arte e a criatividade estabelecendo uma relação direta com a sua própria experiência de vida e a sociedade em que vive. Still/Here (1994) é uma peça que, precisamente, representa um marco no contexto da sociedade e da arte do final do século passado, nomeadamente por abordar um tema relevante que afetou a experiência de muitas pessoas na sociedade euro-americana naquela época decorrente da crise do HIV/SIDA. Neste texto, partindo da premissa de que a reflexividade (Turner 1987) é uma característica da dança teatral, atendendo aos modos de representação das experiências emocionais no trabalho de Jones, e concentrando-me em peças criadas antes e depois de Still/Here - a saber, D-Man in the Waters, Achilles Loved Patroclus e Ursonate -, argumentarei que a expressão emocional, para além das explicações psicobiológicas (Lutz e White 1986), tem uma motivação que só será compreensível se considerarmos a posição (Rosaldo 1984) a partir da qual Jones vive as suas experiências e constrói a sua visão de mundo e um significado que só é percebido à luz do “contexto biográfico” (Gell 1998) do coreógrafo.
Palavras-chave : dança teatral; tradição euro-americana; reflexividade; expressão emocional; representação.