SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP2023Para além da narrativa-mestra da modernidade «verde»: Uma leitura crítica da transição energéticaAmbientalismo operário e justiça climática: convergência para uma transição ecológica partindo do local índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Relações Internacionais (R:I)

versão impressa ISSN 1645-9199

Resumo

FERREIRA, Vera. Democracia energética: quadro conceptual e agenda de investigação para o caso português. Relações Internacionais [online]. 2023, n.esp2023, pp.35-48.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-9199.  https://doi.org/10.23906/ri2023.sia04.

A génese da democracia energética está associada à reivindicação de uma politização da transição energética. As suas dimensões incluem o controlo democrático do sector energético, a redistribuição do poder político e económico, o direito universal à energia renovável e a justiça social. A democracia energética concede uma lente original para avaliar criticamente as implicações políticas, socioeconómicas e ambientais das transições energéticas. Assim, partindo do estudo de caso português, é desenvolvida uma grelha de análise que pretende facilitar a identificação e avaliação de instrumentos de democratização energética no contexto nacional. É ainda avançada uma agenda de investigação em torno dos futuros energéticos em Portugal.

Palavras-chave : energética; democratização energética; Portugal; transição energética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )