Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
SANTOS, Ana Sofia et al. The cultural stereotype of professional groups: Consensus, accessibility and typicality of stereotypic contents. Aná. Psicológica [online]. 2017, vol.35, n.4, pp.557-568. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1.
Este trabalho teve como objetivo medir o conteúdo estereotípico de vários grupos profissionais numa amostra Portuguesa, através da determinação dos atributos estereotípicos partilhados culturalmente, da sua acessibilidade e tipicidade. No Estudo 1 o conteúdo estereotípico de 28 grupos profissionais foi medido através duma tarefa de geração espontânea de atributos. A frequência de geração dos atributos foi usada para medir o consenso sobre os atributos gerados. A ordem em que os atributos foram gerados foi usada para determinar a sua acessibilidade. Adicionalmente, para explorar ainda mais a ligação entre os atributos gerados e o grupo profissional, uma nova amostra (Estudo 2) avaliou a tipicidade de cada atributo para o grupo profissional. Discute-se em detalhe a utilidade de estudar os conteúdos estereotípicos de grupos profissionais.
Palavras-chave : Estereótipos profissionais; Consenso social sobre conteúdos estereotípicos; Tarefa de geração de atributos; Acessibilidade de atributos; Tipicidade de atributos.