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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231versão On-line ISSN 1646-6020
Resumo
SANCHES, Cristina et al. Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Achievement Emotions Questionnaire para o 1º ciclo. Aná. Psicológica [online]. 2020, vol.38, n.1, pp.127-139. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1671.
Os principais objetivos do corrente estudo consistiram na tradução e adaptação do Achievement Emotions Questionnaire - Elementary School (AEQ-ES) para Português e na análise das suas propriedades psicométricas. Uma amostra de 350 alunos portugueses do terceiro e quarto ano de escolaridade (com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos) completou a versão portuguesa do AEQ-ES (AEQ-ES-P). Tal como a versão original, o AEQ-ES-P mede o prazer, o aborrecimento e a ansiedade dos alunos em relação à matemática em três contextos académicos: assistir a aulas, fazer os trabalhos de casa e fazer testes. A análise fatorial confirmatória corroborou a estrutura hierárquica do AEQ-ES-P, que também se mostrou invariante entre géneros e anos de escolaridade. O instrumento mostrou também boa fiabilidade e estabilidade temporal. Foram encontradas correlações significativas na direção esperada entre o prazer, a ansiedade e o aborrecimento, bem como entre essas emoções, as perceções de competência dos alunos e a sua motivação intrínseca para a matemática, apoiando assim a validade interna e externa do questionário. Estes resultados indicam que o AEQ-ES-P apresenta boas propriedades psicométricas e é adequado para medir as emoções de realização de crianças portuguesas do terceiro e do quarto ano de escolaridade no domínio da matemática.
Palavras-chave : Emoções de realização; Ansiedade; Aborrecimento; Prazer; Alunos do 1º ciclo.